sexta-feira, 1 de agosto de 2008

"Antes de ser um produto econômico,industrial, uma mercadoria, um artigo comercializável, a cachaça é uma façanha da gente brasileira, uma obra da nossa História, uma das mais belas e autênticas expressões de nossa Cultura, Ela integra a identidade do povo brasileiro, está na memória da Nação, faz parte do seu patrimônio material e imaterial, habitando inúmeras manifestações da Cultura Brasileira, especialmente o universo popular e folclórico, ora como tema ou motivo, como elemento ou ornamento, ora sugerindo a ambiência e o espírito do fato cultural " (CÂMARA, 2004, p. 24).


CÂMARA, Marcelo. Cachaça: Prazer Brasileiro.
Rio de Janeiro: Mauad, 2004.

quinta-feira, 31 de julho de 2008

CACHAÇA

Aguardente de cana, obtida da destilação da garapa. Dos seus inúmeros sinônimos regionalistas, parecem ser mais conhecidos os seguintes: abrideira, aca, água-benta, água-bruta, água-de-briga, água-de-cana, água-que-passarinho-não-bebe, aguardente, aninha, arrebenta-peito, assovio-de-cobra, azuladinha, bagaceira, baronesa, birita, borbulhante, branca, branquinha, calibrina, cana, cândida, canguara, caninha, cobertor-de-pobre, engasga-gato, goró, guampa, januária, jeribita, malunga, malvada, mamãe-sacode, mandureba, mata-bicho, parati, perigosa, pevide, pilóia, pinga, piribita, pura, quebra-goela, quebra-munheca, sipia, supupara, tira-teimas, três-martelos, uca. 2 Espuma grossa produzida pela primeira fervura do suco da cana-de-açúcar. 3 Borra resultante da clarificação do xarope. 4 Inclinação, gosto, paixão predominante.
Fonte: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugue

Destilado brasileiro

Por ser uma bebida que foi difundida rapidamente em todo o Brasil, a cachaça não seguiu padrões de qualidade, isso permitiu a popularidade da bebida. Atualmente, foram definidos critérios na formulação da cachaça. Este fato valorizou o produto que passou a ser mais respeitado, principalmente em relação aqueles que erroneamente acreditavam que destilado de qualidade estava relacionado ao o uísque, a vodka ou uma outra bebida que não fosse fabricada no Brasil.
"Cachaça, a bebida mais consumida no Brasil. O terceiro destilado mais consumido no planeta Terra" (MAZARO, 2007).

Cavic

MAZARO, Ricardo.[online]. Disponível na internet via WWW.URL:http://reposconi.portcom.org.br/dspace/bitstream/1904/19642/1/Ricardo+Anson+Mazaro.pdf




Rockabilly
Ilustração: Cavic

Rapadura deixa de ser marca internacional

Após se tornar alvo de disputa diplomática entre Brasil, Alemanha e EUA, o nome "rapadura" deixou de ser marca registrada e voltou a ter uso liberado internacionalmente.

A empresa alemã Rapunzel Naturkost possuía desde 1989 o registro do nome "rapadura" para seu açúcar orgânico. No último dia 11, anunciou que desistia de manter a marca, atendendo a pedidos brasileiros.

A Rapunzel Naturkost havia feito o registro na Alemanha e nos EUA, o que fazia com que produtores de rapadura que quisessem exportar para esses países tivessem que pagar royalties pelo uso do nome.

Apesar de o primeiro registro ter sido feito em 1989, só no ano passado a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Ceará decidiu encaminhar uma notificação extrajudicial às embaixadas da Alemanha e dos EUA para reclamar da situação.

O principal argumento contra o registro do nome é que se trata de um produto genérico, vinculado ao patrimônio histórico e cultural de países da América Latina e, sobretudo, ao Nordeste brasileiro.

A negociação com a empresa alemã foi conduzida pela embaixada do Brasil em Berlim. A empresa aceitou registrar o nome composto "rapadura Rapunzel" no lugar de "rapadura".

Data: 25/07/2008
Fonte: Folha online
Leia a matéria no site da Folha

São Benedito

O santo que é considerado por alguns como protetor dos apreciadores da boa pinga.
Ilustração: Cavic.