sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Padronização da Caipirinha









O governo publicou no Jornal Oficial da União os critérios para o preparo da caipirinha.
Uma coisa positiva sobre isso, é que a bebida utilizada é apenas a cachaça, e não outro destilado. Os ingredientes são os mesmos, mas a portaria publicada definiu a quantidade de açúcar branco e de limão a ser utilizado proporcionalmente a quantidade de cachaça.
Sabemos que a boa caipirinha depende muito de como ela é elaborada. Como diz um velho amigo chamado Chapelão: “a caipirinha é só colocar o limão com a casca, açúcar, pinga, gelo e mexer”. Mas a coisa não é tão simples, tem que ter a sensibilidade na sua elaboração, valorizando o sabor da cachaça com o limão e não exagerando na quantidade de açúcar, como acontece na maioria das vezes.



Para ter mais informações:
http://jbonline.terra.com.br/extra/2008/11/03/e031118730.html



Ilustração: Cavic

domingo, 16 de novembro de 2008

Mais uma dose




A pinga Bandeira vem da Fazenda Bandeira, engarrafado por Aloysio da Cunha Pereira, Abaeté, Minas Gerais. A garrafa de 600 ml, fabricada em setembro de 2002, trás no seu rótulo a figura de um tamanduá-bandeira, e boas informações sobre o produto. A bebida é branquinha, nova, única destilação com 44% de graduação alcoólica.
Nas impressões olfativas deixa a desejar, sem cheiro de cana. O gosto fraco foge das características de uma cachaça nova.
Preço: R$ 9,40.