quarta-feira, 16 de setembro de 2009

MAIS UMA DOSE




A Seleta, garrafa de 600 ml, lote 168, 21/07/2008, fabricada e engarrafada por Seleta e Boazinha, Indústria e Comércio, Importação e Exportação LTDA, Salinas, MG. É uma das cachaças mais vendida no Brasil, claro que isso não esta relacionado a qualidade, assim como um best-seller não é sinônimo de qualidade. A pinga é armazenada por 2 anos em tonéis de umburana, a graduação alcoólica é de 42%.
O rótulo tem em destaque uma espécie de brasão, o aroma vai de encontro à madeira, etílico, baunilha. O gosto acentuado da madeira, final não muito agradável, pois a umburana é uma madeira muito agressiva, interfere muito no sabor.
A pinga é estandardizada, isso quer dizer que durante a produção é comprado pingas de outros produtores e misturado para chegar a um padrão, alguns apreciadores condenam essa atitude que interfere na qualidade da bebida.
“Um processo muito comum nas grandes plantas industriais é a estandardização, que consiste na mistura de diversas aguardentes compradas de diferentes produtores. Essa mistura será equalizada, uniformizada, através de retificadores, sob comando e controle informatizados, que darão não apenas um padrão àquela aguardente, àquela marca, como também enquadrarão os componentes químicos da bebida nos parâmetros e limites estabelecidos na legislação (graduação alcoólica, cobre, acidez, aldeídos, álcoois superiores,furfural, ésteres, presença ou não de álcool metílico, o metanol, etc.)”.
Fonte: CÂMARA, Marcelo. Cachaça – Prazer Brasileiro. Mauad, Rio de Janeiro, 2004.
Junto com a cachaça foi saboreado um paieiro, fumo de corda mineiro: Veneza, um cheiro muito bom, sabor razoável.
A cachaça Seleta tem um preço em torno de R$ 15,00.
Essa pinga foi um presente do amigo Carlos Lopes.


Valeu Carlos!





domingo, 13 de setembro de 2009

Vendeu seu terno
Seu relógio e sua alma
E até o santo
Ele vendeu com muita fé
Comprou fiado
Prá fazer sua mortalha
Tomou um gole de cachaça
E deu no pé...

Cachaça Mecânica
Erasmo Carlos