quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Maminha no contraste



A amiga Aline Higa, artista plástica, gourmet...elaborou uma receita que tem como ingredientes principais a cachaça, o café e a maminha (carne bovina).
Hoje ela esta morando em Porto Alegre (RS), todas as terça-feiras à noite prepara alguns pratos no Tutti Giorni, a Maminha com contraste como ela relatou é...“ simples de tudo, mas super interessante”.
Vamos a receita com as palavras da própria Aline:

Marinar uma peça de maminha com pimenta branca, pimenta preta, cebola e bastante cachaça. Assar a bichinha e fazer um molho com o rôti e/ou o suco que ficaram na forma. Engrossar com farinha de trigo e, só no final, acrescentar mais cachaça.
No prato, servir uma porção de arroz e sobre ele acelga crua chiffonade. Servir a carne com o molho, e sobre ela cenoura em jardinière branqueada, grãos de café quebrados e, sobre todo o prato, raspinhas de limão.
Chiffonade: é aquele corte que a gente costuma fazer na couve, que fica uns fios. É importante que a acelga não fique em fios muito grossos pra ela não concorrer com a textura do café.
Jardinière: são cubos de mais ou menos meio centímetro, e pra branquear, é só colocar na água fervendo e quando estiver um pouco macia, mas ainda firme, escorrer e colocar em água gelada. Esse processo é uma maravilha, ela fica mais colorida e mais fresca!
Os grãos de café já são torrados, é só apoiar (um por um) a lâmina da faca, deitada, e apertar. Não deixe que fiquem moídos, é pra sentir quebrar também no dente.


A Aline Higa mantém um blog muito bom e bem apresentado que se chama Caderno de Cozinha.
Confira:
http://cadernodecozinha.blogspot.com/

Realmente esse prato criado pela Aline é muito bom, elaborei em casa, ficou saboroso. O sabor da cachaça na carne de forma sutil contrastando com o café, como intitulou: Maminha no contraste!

Valeu Aline!