quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Alambique

O caldo de cana fermentado é levado ao alambique e aquecido, a temperatura de ebulição varia, à medida que os vapores são condensados no momento que entram em contato com as paredes da coluna do alambique vai pingando a cachacinha. O líquido da destilação é dividido em três partes: cabeça, coração e cauda. Sendo que o coração é a pinga de melhor qualidade.
“O destilados de cabeça e de cauda são os principais responsáveis pela “ressaca” e dor de cabeça, devendo ser eliminados. Sua presença na cachaça caracteriza, portanto, um produto de qualidade inferior”.



Alguns alambiques para ter precisão em dividir a cabeça, coração e a cauda, durante a destilação usam de análises químicas ou mesmo de um leitor (alcoômetro). Outros produtores reconhecem a pinga através da observação das bolhas formadas ao sair do alambique.
“É interessante notar que a experiência acumulada de produtores artesanais mineiros permite-lhes estimular o teor alcoólico da cachaça, com boa precisão, baseando-se na observação da ocorrência de bolhas (referidas como aljofre, rosário ou colar) no tanque de recepção do destilado”.


Fonte: Fabricação Artesanal da Cachaça Mineira, José Carlos G. M. Ribeiro.

Foto: Cavic





segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Retratos do transporte público





















Retratos do transporte público 02
Caneta esferográfica sobre papel
Cavic 2009