quinta-feira, 3 de junho de 2010

Retratos do transporte público





Série: Retratos do transporte público 07
Caneta esferográfica
Cavic

segunda-feira, 31 de maio de 2010

A Folia...

A Folia de reis é uma manifestação folclórica e religiosa que acontece em várias regiões do Brasil, seus integrantes fazem um trajeto lembrando a jornada dos três reis Magos ao encontro do Messias, preservando a fé e a devoção, encerrando com uma festa representando o nascimento do menino Jesus. A data da folia geralmente acontece em 25 de dezembro indo até o dia 6 de janeiro, considerado o Dia de Reis.
Os foliões visitam as casas fazendo as suas cantorias com temas religiosos usando instrumentos como o violão, viola caipira, acordeom, rabeca, cavaquinho, caixa, pandeiro e outros. Quando a folia passa os moradores que recebem costumam oferecer comida e bebida, alguns cultuam isso como um pagamento de uma determinada promessa.
No livro Violeiros do Brasil, Myriam Taubkin, o instrumentista e compositor Paulo Freire faz um relato envolvendo a Folia de Reis:
“nas folias de reis, você às vezes fica dez dias, por conta de cumprir uma promessa, andando pelo sertão, cantando de casa em casa, cantando o nascimento de Jesus, sempre à noite, você com outros músicos. Eles não se consideram músicos, eles se consideram foliões e vão cantando, e nos momentos em que a folia pará, ficam tocando viola, inventando moda, cantando música. Então, se você ficar nessa lida de folião, com sertanejos que cantam de casa em casa, bebendo da mesma água, comendo da mesma comida, dormindo junto ou não dormindo, tomando pinga, fazendo tudo, você acaba ficando com aquele espírito de viola muito grande.”






Folia de Reis, Ivinhema (MS)
Fotos: Cavic