quarta-feira, 16 de março de 2011

Mapa da Cachaça

O vídeo aqui postado faz parte do conteúdo do Mapa da Cachaça, um lugar que discuti e apresenta as potencialidades da vulgo Cachaça.

O Jairo Martins é autor do livro Cachaça: o mais brasileiro dos prazeres, neste vídeo ele relata a importância de ter um olfato treinado para reconhecer os aromas presentes na cachaça, sugere um kit que serve de treinamento para o apreciador da boa pinga.


domingo, 13 de março de 2011

Caprichosamente Engarrafada

No Instituto Tomie Ohtake (São Paulo) esta acontecendo a exposição Caprichosamente engarrafada: rótulos de cachaça. Cerca de 400 rótulos impressos em litografia, tendo a curadoria de Egeu Laus.

"A mostra retrata essa bebida popular que sempre esteve presente no cotidiano brasileiro e que circulou em todos os meios sociais. Com uma provocante reunião de rótulos, impressionantes por sua capacidade de chamar do mais rico ao mais pobre a compartilhar um gole, a exposição busca compreender o brasileiro, sua identidade e sua relação com a modernidade".

http://www.institutotomieohtake.org.br


A Litografia é uma técnica de impressão que utiliza como matriz uma pedra calcária, foi muito difundida no século XIX. A imagem é elaborada na pedra através de uma tinta ou lápis gorduroso, esta gordura é fixada na pedra, no momento de entintar é adicionada água que é absorvida pela pedra, quando é passado o rolo de tinta ela adere a onde esta a gordura mantendo um processo de repulsão entre a água e as substâncias gordurosas. Após entintar a pedra é colocada na prensa e sobre ela o papel a ser impresso.


A exposição irá até o dia 10 de abril de 2011.