sábado, 8 de outubro de 2011

Mas, amor e cachaça
Enche toda uma praça
Basta ser brasileiro.


Pra 82

Rolando Boldrin



quinta-feira, 6 de outubro de 2011

CEVANDO...

Estarei usando o termo “cevando” quando for relatar algum conteúdo que envolva a bebida fermentada mais consumida no planeta, a Cerveja.





A cerveja Soqueira Relax Dubbel foi elaborada em maio de 2009, produzi essa cerveja seguindo uma receita elaborada pelos amigos da cervejaria Bodebrown, busquei diferenciar temperando com uma pequena quantidade de coentro em grão.

Para personalizar a cerveja, escolhi um nome, “Soqueira”, elaborei um rótulo que esta em constante transformação.

O nome “Soqueira” vem do avô materno. Quando acontece um casamento na família tem que ter uma segunda festa com as pessoas mais próximas dos noivos, essa festa é chamada de soqueira, sempre com muita comida e cerveja. O termo soqueira também é usado para chamar a sobra da colheita do arroz ou mesmo do trigo, é quando se corta o pé e sobra apenas a base da planta que recebe esse nome, soqueira. Como é um nome forte, marcante e faz parte do folclore familiar resolvi adotar para batizar a cerveja. Já o nome Relax foi devido alguns problemas que surgiram durante o processo de fermentação no qual achei que algo poderia dar errado, foi quando o amigo Samuel Cavalcanti comentou que deveria ficar “relax” que não iria ter problema de contaminação, com isso sugeriu o nome Relax.

A imagem central do rótulo retrata a mão de um homem rural se preparando para cortar a planta. No lado inferior direito tem a representação do hexaedro, símbolo usado pelos alquimistas na idade média relacionado a produção de cerveja, sendo que nessa época não se tinha conhecimento das leveduras que ocasionavam a fermentação acreditando que seria algo relacionado as forças da natureza.



Equipamentos para produção de cerveja


Recirculação do mosto


Maturação


Soqueira Relax Dubbel


O estilo de cerveja belgian Dubbelsão cervejas com forte presença de malte, sabor torrado de nozes e chocolate, pouco lúpulo e, portanto, quase nenhum amargor. Sua cor varia do cobre ao marrom. O aroma lembra banana e frutas não-cítricas. Gera uma espuma cremosa e persistente" (MORADO, Ronaldo. Larousse da Cerveja. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009).




Fotos: Cavic