quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Selo de Origem


Como o próprio nome diz é uma certificação que valoriza um produto de uma determinada região.
A cidade de Paraty conquistou o Selo de Origem referente a produção de cachaça.

A produção começou por causa de uma característica da região de Paraty. O município tem uma média de chuva de 2,5 mil milímetros por ano. Com isso, a cana que nasce no lugar não produz um bom açúcar, mas a cachaça tem excelente qualidade. No século 19, havia mais de 100 engenhos na região. Com a abolição dos escravos e sem mão-de-obra, a atividade entrou em decadência. Hoje, existem no lugar apenas sete produtores, que se uniram para aproveitar a vantagem de manter a tradição.
É fácil identificar o selo de indicação de procedência, que fica no gargalo da garrafa e serve para proteger a produção da cachaça dos tipos tradicional branca, ouro, prata e, no caso de Paraty, da aguardente azulada, bebida típica da região que leva na composição folhas de tangerina.
Para conquistar o selo os produtores tiveram que estabelecer um padrão. O desafio foi unir a tradição com a tecnologia, sem perder o aspecto artesanal da cachaça, uma das características que garantiram a certificação. A cachaça branca fica nos tonéis de aço inox, que conserva o sabor original da cana. A prata fica em tonéis de madeira brasileira, como amendoim ou jequitibá. Já para a cachaça ouro são reservados tonéis de carvalho francês ou bálsamo, que dá mais cor e aroma para a bebida.
Fonte:  http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2012/10/certificacao-ajuda-impulsionar-producao-de-cachaca-de-paraty-rj.html




Nenhum comentário: