quinta-feira, 16 de maio de 2013

terça-feira, 14 de maio de 2013

Tomando uma...


O Bar Akdov é um autêntico centro cultural, o nome vem de Vodka escrito ao contrário, o proprietário do lugar há mais de trinta anos é o caiçara Laurentino, nascido na comunidade do Rio dos Patos veio morar em Superagui por volta dos 7 anos. O bar é o reduto dos fandangueiros da Ilha de Superagui que pertence ao município de Guaraqueçaba, no litoral do Paraná. O Fandango é uma manifestação cultural popular onde a música e a dança se unem, os instrumentos são produzidos artesanalmente, rabeca, viola caiçara, adufe, lembra o pandeiro e o tamanco de madeira que funciona como instrumento percussivo. O projeto Museu Vivo do Fandango desenvolveu uma pesquisa revelando esses ilustres desconhecidos através de material escrito e arquivos de áudio, o Bar Akdov faz parte dessa pesquisa.
No período de carnaval o bar é movimentado tendo como o Fandango a atração principal, lugar singelo, muito bom para tomar uma pinga, lá é vendida a bebida mais popular do litoral paranaense, a Cataia, trata-se de um arbusto onde é utilizado as suas folhas que são colocados para curtir na cachaça, dando origem ao vulgo uísque caiçara.
O bar é reduto dos mestres do Fandango, tudo isso graças ao Laurentino que mantém vivo essa tradição, um dos seus frequentadores se destaca pela idade, com 95 anos o Seu Alcides não perde um baile e sempre esta a procura de uma jovem para acompanhar no bailado.



Beso e Laurentino



Instrumentos construídos por Nilo Pereira


Magrinho e Pedro Miranda



Seu Alcides








Fotos: Cavic