sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Gastronomia sertaneja




O livro Gastronomia Sertaneja tem como autora Ana Rita Dantas Suassuna, prima de Ariano Suassuna. O conteúdo refere-se a culinária regional, precisamente da cidade de São José do Egito no estado de Pernambuco. A autora buscou preservar a memória da família através de receitas que foram passadas por gerações, as vezes de maneira oral ou registradas de forma manuscritas no velho livro de receitas.

O livro é bem ilustrado com as aquarelas de Meire Oliveira, é divido em vários capítulos, um deles sobre as bebidas, tendo como destaque a cachaça:



“Entre as bebidas alcoólicas, a mais conhecida e usada é a aguardente, de incontáveis denominações.

Na região, consegui relembrar as seguintes: cachaça, cana, abrideira, pinga e até o nome das de rótulos mais comuns como Serra Grande, Aliada.

Expressões como “vou tomar uma Aliada”, “me dá uma Serra Grande” são bastante comuns no meio do povo, na hora de pedir uma dose de aguardente.

É servida pura, em pequenos copos de vidro (doses), nas bodegas, feiras livres, mercados e em casas de famílias de qualquer condição social. De uso sistemático, a aguardente funciona como digestivo, se acompanha comidas pesadas, a exemplo da buchada, do sarapatel, da dobradinha, da mão de vaca, de torrados de caças.

Um grogue, uma bicada, um trago, uma lapada, um “goipe” (gole), uma talagada referem-se a doses da bebida”(SUASSUNA,2010, p. 152).




Ana Rita Dantas Suassuna - Gastronomia Sertaneja



SUASSUNA, Ana Rita Dantas. Gastronomia Sertaneja: receitas que contam histórias. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2010. p. 203


Foto: Cavic