terça-feira, 10 de novembro de 2015

Alambique Pedra Branca

O alambique Pedra Branca está localizado na estrada da Pedra Branca km 01 no bairro rural da Ponte Branca em Paraty – RJ. A produção de cachaça começou em 2009, a cana-de-açúcar é cultivada na própria propriedade, a região apresenta um ambiente agradável com mata e cachoeiras. 
No alambique é produzido o melado, o destilado composto com cravo da índia, canela e melado, cachaça nova armazenada em tonéis de amendoim, cachaça branca tradicional descansada em tanques de inox e a cachaça ouro envelhecida em tonéis de carvalho. O produto recebe o selo de Indicação Geográfica, a região de Paraty é um reduto da cachaça com mais de quatrocentos anos de história, em determinada época a cachaça era conhecida como "paraty". 




 Canavial

 Sala de fermentação

 Alambique

 Levedura usada na fermentação

 Alambique e moenda

 Tonéis de amendoim


 Tóneis de carvalho



Fotos: Cavic

domingo, 8 de novembro de 2015

CERVEJA FALADA

A cervejaria Canoinhense (Canoinhas - SC) tinha como proprietário o seu Loeffler, era o mestre cervejeiro mais antigo em atividade do Brasil. Veio a falecer em 2011 aos 93 anos. A cervejaria começou a funcionar na década de 1920 e até hoje mantém seu maquinário original.

O documentário “Cerveja Falada” retrata essa cervejaria histórica, tem como idealizadores e diretores Demétrio Panarotto, Guto Lima e Luiz Henrique Cudo. Foi gravado em 2010 no formato de 35 mm e tem 15 minutos de duração.

Esse filme mostra a essência dessa cervejaria e do seu Loeffler que vai muito além da cerveja.